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Tudo sobre bens intangíveis

Como as marcas e patentes afetam a avaliação da sua empresa


Pessoas trabalhando em um escritório
O valor oculto: como os bens intangíveis impulsionam empresas além do tangível | Crédito: Freepik

Ao contrário de móveis ou decorações, os bens intangíveis não têm forma física. Por isso, muitas vezes não são incluídos na avaliação do valor de imóveis ou empresas. No entanto, são extremamente importantes. Marcas, franquias, direitos autorais, carteira de clientes e patentes são alguns exemplos desses ativos.


Além dessa característica, para o ativo entrar na categoria, ele também deve ter uma vida útil acima de um ano e precisa ser identificável, ou seja, é necessário que seja possível distinguir um bem intangível de outro.


Sua importância para as empresas

Embora não tenham uma representação física, eles têm um valor significativo para as empresas. Eles podem ser responsáveis pela maior parte do valor de uma organização e são essenciais para a sua sobrevivência e crescimento.


Eles incluem a reputação da empresa, a experiência e o conhecimento de seus funcionários, seus relacionamentos com clientes e fornecedores, sua propriedade intelectual e sua cultura corporativa. Esses ativos são muitas vezes mais difíceis de medir e valorizar do que os ativos tangíveis, mas podem ser igualmente - senão mais - valiosos.


Tais bens são responsáveis por manter as empresas no mercado e contribuir para o seu crescimento econômico. Empresas que possuem mais deles costumam gerar mais lucros para seus acionistas, o que demonstra o valor deles.


Graças a eles, as empresas conseguem uma maior interação com a sociedade e ampliam sua presença no mundo digital. Os bens intangíveis são responsáveis pela criação da riqueza de uma marca e pela confiança que o público-alvo deposita em seus produtos e/ou serviços.


Bens intangíveis na avaliação de empresas

Atualmente, estima-se que esses ativos representam cerca de 80% do valor de uma empresa e a reputação de um prédio ou a marca associada a ele pode aumentar significativamente o seu valor. 


A reputação pode ser resultado de uma série de fatores, como a qualidade dos serviços prestados no prédio ou a satisfação dos inquilinos anteriores.


Da mesma forma, a presença de um negócio bem-sucedido em um prédio pode torná-lo mais atraente para potenciais compradores ou inquilinos. Um prédio que abriga uma empresa conhecida e respeitada pode ser mais valioso do que um prédio semelhante sem essa associação.


Através de uma gestão eficaz desses bens intangíveis, é possível obter vantagem competitiva significativa em relação aos concorrentes. As empresas que reconhecem e investem em seus ativos intangíveis são muitas vezes as que alcançam o maior sucesso

Nos próximos anos, espera-se que as empresas continuem a investir na compreensão, gestão e otimização de seus bens intangíveis, devido à sua crescente importância na economia moderna.


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